Hospital Geral de Itapecerica da Serra supera o de Taboão no ranking dos melhores do Estado
Os hospitais gerais de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra estão entre os 30 melhores hospitais públicos do Estado de São Paulo, segundo levantamento que avaliou os 100 melhores equipamentos de saúde do Brasil com atendimento 100% pelo SUS. No ranking estadual, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra aparece melhor posicionado, ocupando a 14ª colocação, enquanto o Hospital Geral do Pirajussara, em Taboão da Serra, figura na 16ª posição.
O estudo foi conduzido por importantes entidades do setor da saúde, como o Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio da OPAS, além do Conass, Conasems e Instituto Ética Saúde. O levantamento foi publicado com exclusividade pela Folha de S.Paulo.
A melhor colocação do Hospital Geral de Itapecerica da Serra reforça o destaque da unidade no cenário estadual, superando inclusive outros hospitais regionais de grande porte. Já o Hospital Geral do Pirajussara, referência para Taboão da Serra e municípios vizinhos, também mantém posição de relevância ao integrar o grupo seleto das melhores unidades públicas paulistas.
A pesquisa avaliou hospitais administrados pelos governos federal, estadual e municipal, considerando apenas unidades com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência ficaram fora da análise.
Entre os critérios utilizados para a classificação estão nível de acreditação hospitalar, taxas de ocupação e mortalidade, disponibilidade de leitos de UTI e tempo médio de internação. Na etapa final, os hospitais ainda passarão por uma pesquisa independente de satisfação dos pacientes, além de avaliação de eficiência na gestão dos recursos financeiros.
O ranking estadual serve de base para a próxima fase do levantamento, que irá definir os 10 melhores hospitais públicos do Brasil, com anúncio previsto para maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.
Os 30 melhores de São Paulo
Centro de Referência da Saúde da Mulher (São Paulo)
Complexo Hospitalar dos Estivadores (Santos)
Hospital da Mulher (São Bernardo do Campo)
Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas)
Hospital de Base de Bauru (Bauru)
Hospital de Clínicas Municipal (São Bernardo do Campo)
Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Euryclides de Jesus Zerbini (São Paulo)
Hospital Estadual Américo Brasiliense (Américo Brasiliense)
Hospital Estadual de Bauru (Bauru)
Hospital Estadual de Diadema – Hospital Serraria (Diadema)
Hospital Estadual de Sapopemba (São Paulo)
Hospital Estadual Prof. Carlos da Silva Lacaz (Francisco Morato)
Hospital Estadual de Sumaré (Sumaré)
Hospital Geral de Itapecerica da Serra (Itapecerica da Serra)
Hospital Geral de Itapevi (Itapevi)
Hospital Geral do Pirajussara (Taboão da Serra)
Hospital Infantil Darcy Vargas (São Paulo)
Hospital Municipal Carmen Prudente (São Paulo)
Hospital Municipal da Criança e do Adolescente – HMCA (Guarulhos)
Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Prefeito Waldemar Costa Filho (Mogi das Cruzes)
Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence (São José dos Campos)
Hospital Municipal Gilson de Cássia Marques de Carvalho (São Paulo)
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (São Paulo)
Hospital Municipal M’Boi Mirim (São Paulo)
Hospital Municipal Maternidade Professor Mário Degni (São Paulo)
Hospital Regional de Cotia (Cotia)
Hospital Regional de Jundiaí (Jundiaí)
Hospital Regional de Piracicaba (Piracicaba)
Hospital Regional de Registro (Registro)
Hospital Regional Jorge Rossmann de Itanhaém (Itanhaém)
Da Redação do Jornal na Net
